Seminário Justiça Juvenil Restaurativa - Promovendo a cultura de paz


Acontece nesta quinta-feira (20), no município de São José de Ribamar, o 1º Seminário de Justiça Juvenil Restaurativa - Promovendo a cultura de paz.

Com uma promoção da Vara da Infância e Juventude de Ribamar em parceria com Prefeitura do município e a ONG Fondation Terres des hommes (Tdh) o seminário tem o objetivo de construir um novo modelo de Justiça Juvenil na cidade. O evento será realizado no Cursinho Pré-vestibular (localizado na Rua Nova em São José de Ribamar), a partir das 08h30.


Durante o seminário os participantes vão poder saber um pouco mais sobre a Justiça Restaurativa e descobrir como, através da conciliação e da participação de todos, pode-se caminhar para a construção de uma cultura de paz.

.

Para o assessor jurídico da Tdh e palestrante do seminário, Renato Pedrosa, o evento tem como foco contribuir na construção de um novo modelo de Justiça Juvenil em São José de Ribamar. “O objetivo maior do evento é sensibilizar os gestores da comarca de Ribamar sobre o atendimento de medidas restaurativas que, é um processo novo no nosso estado”, afirma.

.

Sobre o publico alvo, o palestrante explica que a presença dos gestores sociais é fundamental para a construção de uma cultura de paz no município. “Esperamos a presença de cerca de 100 gestores, dentre eles, Conselheiros, Ministério Publico, Organizações Não Governamentais e todos aqueles que lidam diretamente com a Infância em Ribamar para juntos tornamos a cultura de paz algo concreto”, declara.

.

Justiça Restaurativa – A Justiça Restaurativa é um novo modelo de Justiça voltado para as relações prejudicadas por situações de violência. Ela valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito (autor e receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos.

.

A Justiça Restaurativa vem sendo utilizada para ajudar na resolução de conflitos e danos causados tanto por adultos quanto por adolescentes. O Seminário vai abordar a sua aplicação com relação aos adolescentes e jovens que vivem situações conflituosas, inclusive os que praticam atos infracionais. Por seus resultados extremamente positivos, a Organização das Nações Unidas (ONU) têm aconselhado a que todos os países adotem as práticas restaurativas nos seus Sistemas de Justiça.

PROGRAMAÇÃO

8h30 - Recepção: Café da manhã

09h - Abertura: Composição da Mesa

09h40 - Mesa Redonda– Experiências de Justiça Restaurativa

- Justiça Restaurativa, histórico, fundamentos, objetivos e aplicações. Palestrante - Drª. Teresa Cristina Mendes - juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude de São José de Ribamar;

- Experiência da aplicação da Justiça Restaurativa no âmbito das escolas. Palestrante - Renato Pedrosa, Assessor Jurídico da Fondation Terres dês hommes;

- O papel do município na Justiça Juvenil Restaurativa. Palestrante - José Ribamar Dourado - Secretário Municipal de Assistência Social;

- A Justiça Restaurativa - reflexões sobre o papel da comunidade. Palestrante - Elizabeth Ramos: - Coordenadora de projetos da Fondation Terre des hommes.

11h - Debate

12h - Encerramento

Maiores informações:

Fondation Terres des hommes

Renato Pedrosa

(98) 3231-2544 / 3224 6804 / 3224 2697


Nenhum comentário: