Justiça Restaurativa e Comunicação não violenta serão abordadas em curso em São Luís

Profissionais dos sistemas de justiça e atendimento socioeducativo, da área de educação, segurança pública e lideranças comunitárias do município de São José de Ribamar participam do Curso de Capacitação em Formadores de Círculos Restaurativos. O curso capacitará facilitadores para operar círculos restaurativos, baseada na Comunicação Não Violenta (CNV) e será ministrado pelo inglês Dominic Barter, especialista em Comunicação Não Violenta e coordenador do Projeto de Língua Portuguesa do Centro internacional de Comunicação Não-Violenta, a CNV Brasil.

O curso, que será aberto hoje (13), às 14h na Secretaria Municipal de Turismo (Antigo Restaurante Miramar — Ao lado da Concha Acústica) e vai até o dia 16, é mais uma das atividades que marcam a implantação do Projeto Piloto de Justiça Juvenil Restaurativa, no município de São José de Ribamar. O Projeto, que é uma iniciativa inédita no Maranhão, visa buscar soluções alternativas para a resolução de conflitos e a promoção da cultura da paz e é realizado em parceria com a Fundação Terre des hommes, a 2ª Vara da Infância e Juventude e a Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, com o apoio da Rede Maranhense de Justiça Juvenil. Ele será ministrado em quatro módulos de forma presencial, totalizando 80 horas.

A Justiça Restaurativa vem sendo utilizada para ajudar na resolução de conflitos e danos causados tanto por adultos quanto por adolescentes. O Curso vai abordar a sua aplicação com relação aos adolescentes e jovens que vivem situações conflituosas, inclusive os que praticam atos infracionais.

O interesse pelo modelo restaurativo se deve ao fato de ser uma alternativa para relações prejudicadas por situações de violência. Ele valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito (autor e receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos.
.

A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma das ferramentas utilizadas na realização de práticas restaurativas. Os trabalhos aplicando a filosofia da CNV foram primeiro realizados com gangues de rua nos EUA e em escolas e hoje estão presentes em diversos países, entre eles Israel, Serra Leoa, Bósnia-Herzegóvina e Sri Lanka.

Desde 2003, o CNV Brasil organiza conferências, treinamentos, projetos e práticas que promovem a Justiça Restaurativa, usando o modelo aplicado nos projetos-piloto de Porto Alegre, São Caetano do Sul, Heliópolis e Guarulhos.

Além do Curso, Dominic Barter também fará uma palestra durante a Conferência Livre de Comunicação voltada para debater temas ligados à área da infância e juventude.

Nenhum comentário: